Marketing para e-commerces: descubra sua importância

Quem tem loja virtual sempre busca formas de alcançar melhores resultados, principalmente no que se refere ao faturamento. Implementar o marketing para ecommerce é uma das maneiras de atingir isso.

Não sabe o que é marketing para e-commerce, muito menos qual sua importância? A seguir, respondemos essas dúvidas! Confira e também veja dicas de como adotar essa estratégia em sua loja virtual!

Ilustração de uma pessoa feliz em frente ao computador jogando dinheiro para cima

O que é marketing para e-commerce?

Trata-se de um marketing digital para ecommerce, que tem como foco aumentar o tráfego e taxas de conversão da loja online, contribuindo para o alcance de objetivos, sobretudo os de faturamento e lucratividade.

O grande diferencial do marketing para e-commerce é que ele não é focado somente na loja virtual e abrange outros canais, como blog e redes sociais, trabalhando tanto organicamente como com Ads, de modo a maximizar resultados.

 

Qual a importância do marketing para e-commerce?

O marketing para e-commerce é uma estratégia que viabiliza o crescimento da loja virtual, possibilitando atrair mais visitantes, bem como aumentar a conversão de leads e realização de vendas.

É justamente por isso que é tão importante para lojas online, dando suporte em seu processo de crescimento, com geração de resultados mais expressivos.

Isso é possível por meio de otimizações do e-commerce, assim como pela criação de conteúdo, estabelecimento de presença online em diferentes canais, anúncios, entre outras técnicas que podem ser adotadas pela empresa.

 

Como implementar o marketing para e-commerce

A implementação do marketing para e-commerce abrange a realização de diferentes etapas, como as que são listadas a seguir:

 

Criação de um plano de marketing para e-commerce

O plano de marketing digital para e-commerce é uma espécie de guia para tomada de decisão de gestores da loja virtual, possibilitando uma ação mais assertiva e voltada a objetivos.

Para elaborar esse plano é preciso identificar quais são os objetivos e metas do e-commerce, para desenhar ações voltadas a conquistá-los.

A loja virtual pode querer, por exemplo, atrair mais visitantes, ter ganho de autoridade, melhorar seu ranqueamento, aumentar sua taxa de conversão de leads ou realizar mais vendas.

Com os objetivos e metas bem definidos, o próximo passo da elaboração do plano de marketing é conhecer qual é o cliente ideal da loja online, para pensar e executar ações voltadas para ele, tendo maior assertividade.

Então, crie um plano de ação que contém tudo o que será realizado pelo e-commerce para atingir os objetivos previamente estabelecidos, material que orientará toda a ação da equipe.

Dependendo do que o e-commerce deseja atingir, esse plano de ação pode ter uma estratégia para atração de visitantes, abrangendo anúncios pagos, SEO, e-mail marketing, redes sociais, entre outros.

Também pode ter uma estratégia de conversão, considerando a jornada de compra do cliente, qualificação de leads e um trabalho de retenção de clientes.

 

Execute o plano de ação

Depois de elaborar o plano, é importante iniciar a etapa da execução das ações que foram estabelecidas. Durante a execução, é importante que monitore o desempenho e resultados, o que permitirá identificar o que realmente funciona e o que precisa de ajustes.

Esse monitoramento no marketing no ecommerce faz a diferença porque possibilita um direcionamento e aplicação de recursos adequadamente, com chance reduzida de prejuízos, podendo ter um ROI (Retorno sobre o Investimento) melhor.

 

Analise resultados

Ao finalizar uma ação de marketing para e-commerce, sempre analise resultados para identificar claramente o que o trabalho trouxe de retorno, sobretudo em conversão e vendas.

Essa análise também é importante porque fornecerá para a empresa dados para novas ações, com direcionamento de recursos ao que gera maior retorno, além de identificar oportunidades novas de atuação.

 

Estratégias de marketing digital para seu e-commerce

Dentro do marketing para e-commerce existem diversas estratégias que a loja online pode adotar para melhorar seus resultados. Entre elas, destaque para:

 

Inbound marketing

O inbound marketing para e-commerce é o marketing de atração, ou seja, ele ajudará a atrair mais visitantes para a loja virtual.

Toda estratégia de inbound marketing é focada na atração por meio da criação de conteúdo relevante, que educa a informa o público.

Além disso, esse material também possibilita criar autoridade e ter maior relevância, o que ajuda a ter um melhor ranqueamento em páginas de resultado de busca.

 

SEO

O SEO tem como foco a otimização de sites para motores de busca, colocando o e-commerce em um excelente ranqueamento de maneira orgânica.

Essa estratégia pode ser aplicada tanto no conteúdo gerado para inbound marketing como no conteúdo da loja, na descrição de produtos, entre outros.

 

Link patrocinado

O link patrocinado entrega resultados em curto prazo, especialmente de aumento de tráfego e vendas. Mas, lembre-se que essa estratégia é paga, porém é um investimento que compensa.

Para não tornar seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) tão alto, procure combinar em seu plano de marketing para ecommerce links patrocinados com estratégias que geram tráfego orgânico, como o SEO.

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